Quem prestou atenção no céu na noite de ontem (25) talvez tenha conseguido verificar o fenômeno da Lua encobrindo a luz de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, e que foi visível em Curitiba. Júpiter aparece visível no céu desde novembro, no nascente no lado onde nasce o sol e, ao anoitecer, próximo à estrela Aldebaran.
Como é um dos astros mais brilhantes do céu noturno, Júpiter é visto facilmente a olho nu nesta época do ano. A dificuldade é que em parte da noite o céu estava encoberto por nuvens. No período da ocultação, ontem, a Lua passou bem em frente ao planeta encobrindo-o completamente por volta das 20h38 em Curitiba.
O astro pode ser visto novamente, reaparecendo no lado iluminado (brilhante) da Lua, pouco além das 21h48. Na América do Sul, o fenômeno teve boa visibilidade na Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Peru, Paraguai e Uruguai, variando o horário do desaparecimento conforme a cidade.
Além de Júpiter, outros três planetas estão visíveis nesta época do ano ao lado do nascente entre 4 horas e 5h30. Saturno é o primeiro a aparecer, seguido de de Vênus e depois por Mercúrio.